A máquina de lavar louça é um herói de cozinha – carregamo-la, deixamo-la e depois retiramos pratos limpos e adoráveis. Sem luvas de borracha, sem lava-louça cheia de espuma de sabão. Mas todo esse trabalho árduo significa que a tua máquina de lavar louça é propensa a um pequeno esgotamento. Aqui estão quatro sinais de que precisas de substituir a tua máquina de lavar louça.
Continua a ler!
4 sinais de que deves substituir a máquina de lavar louça
1 A porta não fecha corretamente
Isto é óbvio! Contudo, deves certificar-te de que não há uma colher ou cabo de panela no caminho antes de tirares conclusões. Se mesmo assim não fechar, pode ser um simples caso de o trinco não funcionar – o que é uma solução bastante rápida.
Na pior das hipóteses, a tua máquina deformou-se. Infelizmente, não há nada que possas fazer quanto a isto, mas precisarás de uma nova máquina de lavar louça afiada. A deformação terá provavelmente causado uma fuga e não quererás voltar para casa para uma piscina de cozinha.
2 O ralo está bloqueado
Se ficares com piscinas de água no fundo da tua máquina de lavar louça após um ciclo, é provável que haja um problema de drenagem.
Verifica se pedaços de comida ou utensílios à solta estão a bloquear o dreno – se estiver claro, pode haver um problema maior que precise de ser reparado.
3 Os teus pratos são deixados frios
A tua máquina de lavar louça tem a opção de lavar a tua louça num ciclo de água quente. Se a peça que provoca esse aquecimento estiver partida, a tua máquina de lavar louça prosseguirá com o ciclo, mas com água fria. Não é ideal para uma limpeza higiénica!
A substituição da peça de aquecimento pode ser dispendiosa. Por isso, se for esse o problema, poderá ser mais barato adquirires uma nova máquina de lavar louça.
4 Detetaste uma fuga
O sinal mais óbvio de uma fuga é uma poça de água no chão, mas algumas fugas não são tão fáceis de detetar. Se a tua máquina de lavar louça tiver uma fuga lenta, provavelmente não notarás até ser demasiado tarde – quando deres por isso, serás atingido por uma reparação dispendiosa do pavimento.
Fatores a ter em conta
Manchas de ferrugem – seja no interior ou no chão à volta da tua máquina de lavar louça;
Uma rachadura no interior da máquina de lavar louça – tens uma fuga;
Água no chão – verifica se as vedações da porta precisam de ser substituídas;
Os armários da porta ao lado têm danos causados pela água – a fuga pode estar escondida da vista.
Algumas fugas são de reparação fácil, mas outras podem ser caras, especialmente se a água danificar o chão e os armários. Deves dar uma vista de olhos rápida debaixo do eletrodoméstico periodicamente, uma vez que isso significa que se pode detetar uma fuga mais cedo.
Com estas dicas, vais sempre saber quando deves substituir a máquina de lavar louça!
// RPT