Gostarias de fazer partilha de fotos com uma quantidade seleta de pessoas sem passar pelas redes sociais? Há pelo menos quatro métodos de o fazeres de forma prática e preservando a tua privacidade.
Ainda tens o hábito de enviar fotografias como anexo de um e-mail? Nos dias de hoje, esse já é um método antiquado e pouco prático. A tecnologia atual permite a partilha de um álbum inteiro de imagens numa pequena fração de tempo.
Se a tua privacidade é uma preocupação ou simplesmente não estás interessado/a no escrutínio que pode implicar usar as redes sociais, dá uma vista de olhos nestas quatro sugestões que temos para ti e escolhe aquela que te for mais conveniente.
4 formas de partilha de fotos
1 WeTransfer
O WeTransfer é uma das plataformas mais usadas para transferir ficheiros de tamanho considerável e isso não é por acaso. A facilidade no uso desta ferramenta leva muitos utilizadores a preferirem-na. Não precisas de te inscrever ou de criar uma conta. Basta inserires o teu e-mail, o e-mail do destinatário, anexar os ficheiros e enviar.
Podes enviar até 2 GB de forma gratuita e, se precisares de mais, podes inscrever-te e optar por um plano pago que permite o envio de até 20 TB.
2 Serviços de armazenamento em nuvem
Os serviços de armazenamento em nuvem são outra forma eficiente de partilha de fotos e vídeos. Os destinatários podem aceder quando quiserem, desde que tenham ligação à Internet. A Dropbox é um dos exemplos mais populares, mas também podes usar o Microsoft OneDrive, o Google Drive, entre muitos outros.
Uma das vantagens deste sistema é que podes organizar os ficheiros por pastas e partilhar determinadas pastas com quem entenderes. Este formato pode ser útil se a pessoa com quem partilhas as fotos pretender transferir pastas inteiras.
Terás apenas de ter o cuidado de garantir que há espaço de armazenamento suficiente e gerir o upload de fotos.
3 Google Fotos
O Google Fotos é um método muito interessante de partilha de fotos entre um círculo seleto de pessoas. Depois de fazeres o upload das fotografias, estas não são visíveis para ninguém além de ti, a não ser que decidas partilhá-las. Mesmo nessas circunstâncias, podes definir quais os álbuns que partilhas e até se quem os vê também pode fazer o upload de imagens.
É fácil criar um novo álbum, basta acederes à aplicação (disponível para Android e iOS) e selecionar ‘Novo álbum’. De seguida, nomeia o álbum e adiciona fotos. Podes inserir os ficheiros manualmente ou estabelecer um sistema que faz o upload automático.
Podes partilhar o acesso aos ficheiros através do endereço de e-mail dos destinatários ou criar um link que poderás copiar e colar e enviar da forma que entenderes.
Quem tem acesso aos álbuns partilhados pode deixar um ‘gosto’ ou comentar em imagens individuais, pelo que terás a oportunidade de partilhar e receber feedback quase como se de uma rede social privada se tratasse.
4 iCloud
Se utilizas iPhone ou iPad para tirar fotos, então a iCloud será a ferramenta mais adequada e útil para partilha de fotografias. Com esta ferramenta podes carregar todas as imagens que quiseres e partilhar. Cria álbuns e seleciona aqueles que desejas partilhar ou aos quais desejas abrir a colaboração.
Para utilizares esta plataforma tens de ativar algumas configurações. No teu iPhone ou iPad seleciona Configurações > Fotos > Fotos do iCloud e ativa-a.
Terás de confirmar que tens armazenamento iCloud suficiente. Se não o for, a Apple disponibiliza espaço adicional por um valor mensal.
Podes selecionar o upload automático de fotos para um álbum específico, o qual será visível para quem definires. Outra vantagem desta aplicação é que também te oferece um backup completo de fotos.
// RPT